terça-feira, 14 de setembro de 2010

Resíduos












Resíduos

O que são resíduos?

Resíduos ou lixo, são todos os materiais, inúteis provenientes da actividade humana e animal, normalmente sólidos.

Os resíduos são uma questão de enorme importância nas sociedades modernas, devido ao seu grande impacto de natureza económica e ambiental.


Consoante as suas características e origens, existem vários tipos de resíduos. Quanto à sua origem (tipo de actividades que os produz), os resíduos poderão ser agrupados nas seguintes categorias principais:
Resíduos urbanos
Resíduos hospitalares
Resíduos industriais
Resíduos nucleares
==> Resíduos urbanos. São resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes,
em razão da sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do sector de serviços ou de estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde, desde que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1100 litros por produtor.

==> Resíduos hospitalares. São os resíduos produzidos em unidades de prestação
de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, em seres humanos ou em animais, e ainda as actividades de investigação relacionadas.

==> Resíduos industriais. São os resíduos gerados em actividades industriais, bem como os que resultem das actividades de produção e distribuição de electricidade,
gás e água.
==>Resíduos nucleares: são compostos por produtos altamente radioactivos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que estiveram em contacto com radioactividade (aventais, papéis, etc.), qualquer material que esteve á exposição prolongada à radioactividade e que possui algum grau de radioactividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioactividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados.
Quanto às suas características físicas e químicas, os resíduos podem ser agrupados nas seguintes categorias principais:
Resíduos perigosos
Resíduos não perigosos
Resíduos inertes
Resíduos biodegradáveis
Resíduos líquidos

> Resíduos Perigosos. São todos aqueles que apresentam um perigo imediato ou temporário, á vida humana, vegetal ou animal, como por exemplo, o lixo proveniente dos hospitais e das instalações biológicas.
> Resíduos não perigosos. São todos aqueles que não são abrangidos pela definição de resíduos perigosos.

> Resíduos inertes. São considerados inertes os resíduos que não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas importantes e, em consequência, não podem ser solúveis nem inflamáveis, nem ter qualquer outro tipo de reacção física ou química, nem afectar negativamente outras substâncias com as quais entrem em contacto de forma susceptível de aumentar a poluição do ambiente ou prejudicar a saúde humana.




=
=> Resíduos biodegradáveis. São considerados biodegradáveis os resíduos que podem ser sujeitos a decomposição, como, por exemplo, os resíduos alimentares e
de jardim, o papel e o cartão.


==> Resíduos líquidos. São considerados nesta categoria os resíduos líquidos ou em forma líquida, incluindo os resíduos aquosos constantes da lista de resíduos da União Europeia, excluindo as lamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário